9ª EDIÇÃO ISVOUGA MARKETING SESSIONS

Luis Rasquilha

Luis Rasquilha

O Futuro do Marketing

Fundador e CEO da AYR – Trends, Consulting and Innovation WW, licenciado em Relações Públicas e Publicidade, é autor e co-autor de vários livros na área de Marketing, Comunicação, Tendências e Inovação.

Nasceu em Lisboa, no ano de 1975 e já tem uma bagagem invejável. Basta googlar o seu nome: as entradas são inúmeras.

O seu CV é relevante e é possível encontrá-lo desta forma.

CV LR

Como orador, demonstra uma habilidade de comunicação que lhe permite reter a atenção da plateia a partir dos primeiros minutos. Observando-o em vários cenários, percebe-se que a dificuldade que tem em pronunciar os ‘R’, em nada o afeta e até lhe atribui uma assinatura pessoal. Necessita de espaço para se movimentar durante as apresentações. Utiliza grande parte da área disponível e aproxima-se da audiência nas situações de interação. Tende a mexer nos óculos em alguns momentos de stress. Este último detalhe apenas é percetível em alguns vídeos disponíveis na net.

No que diz respeito à sua atitude e presença, a sua linguagem corporal transmite uma imagem segura, tranquila, de quem domina o espaço e o que diz. Down to earth, não é adepto de power suit. As sapatilhas são uma assinatura sua, que ele faz questão de mencionar no início de algumas das suas apresentações. A sua linguagem verbal despretensiosa e ritmada, rapidamente conquista a assistência. Na voz, também se percebe algum treino. Numa sala com capacidade para 100 pessoas, dispensa equipamento de som e a sua voz é perfeitamente audível em todo o espaço. Quebra o gelo com small talk e pequenas provocações que, predispõem à escuta e à participação ativa da audiência.

No marketing, defende um conceito diferente do que se tem usado: de que a segmentação dos clientes, como a conhecemos, está ultrapassada e desenquadrada. Os consumidores não se agrupam por escalões económicos, culturais e etários. Agrupam-se por tribos, comportamentos, tendências. Crente de que todos somos “esquizofrénicos e mentirosos”, os inquéritos são a soma do que queremos dizer e não do que de facto fazemos. Para conseguirmos identificar estas ‘tribos’, não podemos perguntar, temos que observar. Apenas observar. No site da AYR é possível ler:

“Somos uma Consultora de Inovação Estratégica cuja “matéria prima” principal são Tendências e Mentalidades do Consumidor, observadas e validadas por uma rede mundial de Coolhunters e especialistas em Tendências e aplicadas para a geração de insights de Inovação através da nossa metodologia innovAyr.” (http://www.ayr-consulting.com/pt)

O consumidor do FUTURO, segundo Luís Rasquilha, define-se como:

future

Menciona o conceito de LiveWare. A soma dos nossos comportamentos, rodeados de software e hardware.

Aconselha a rever o conceito de marketing dentro das empresas. Deve ser uma forma de estar e não um departamento. A forma de chegar ao consumidor não é através de grandes investimentos, mas sim através da ideia correta, que pode muito bem ser a mais económica. A desmaterialização funcional e a quebra de pré conceitos é importante. É necessário quebrar muros e velhos hábitos para que se possa observar diretamente a fonte de criatividade do marketing: todos nós, os consumidores. As empresas devem entender o que os consumidores precisam, não o que dizem querer. E mais ainda, não devem achar que sabem o que os clientes querem. O ‘Achometro’ deve ser substituído pela observação. Encontrada a necessidade, através da observação, a forma mais eficiente de comunicar é através do storytelling, que deve envolver e trazer sorrisos.

Resumindo, um orador cativante, de mente aberta, ideias frescas, linguagem adaptada ao momento e uma plateia que só se levantou porque alguém “deu o toque de saída”.

Mais uma excelente Marketing Session do ISVOUGA

isvouga

por Cristina Gouveia

 

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